sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Gomorra


Roberto Saviano nasceu em 22 de setembro de 1979, na cidade de Nápoles, Itália. Formou-se em jornalismo e escreveu vários livros, entre eles o livro Gomorra, que documenta a atuação das máfias italianas e sua relação com as instituições do país. Com a publicação desta obra, que se tornou um best-seller em todo o mundo, Saviano foi jurado de morte pela Máfia Italiana ou como é conhecida Camorra, uma das máfias mais sangrentas e lucrativas do mundo  e  foi obrigado a deixar sua terra natal e esteve a ponto de abandonar a Itália no final de 2008.
De acordo com a história e com a Bíblia judaico-cristã, Gomorra foi uma das cidades destruídas pela ira de Deus com fogo e enxofre descido do Céu, a outra foi Sodoma. Ainda, segundo o relato bíblico, a cidade e seus habitantes foram destruídos por Deus devido à prática de atos imorais.
Na obra de Roberto Saviano, ele transcreve nos mínimos detalhes cada passo da máfia napolitana, que é considerada uma das mais sangrentas de todo o mundo que rouba, destrói, ou até mesmo tira a vida de qualquer um sem piedade.
Ninguém escapa das garras destes criminosos, agentes governamentais, pessoas comuns, negociantes, membros do Poder Judiciário, políticos e integrantes do clero da Igreja Católica, todos são vítimas potenciais da Máfia napolitana, assassinados ou aliciados por ela.
Navios não cessam de depositar no porto de Nápoles produtos de todo gênero, procedentes do próprio território italiano e também de outras regiões européias – restos de substâncias químicas, elementos considerados venenosos e, surpreendentemente, corpos humanos. Tudo aí desembarca ilegalmente. Destes recipientes de carga ao universo da moda dos altos círculos, Saviano vai desvendando o mistério desta organização letal, revelando como ela se infiltra nos lugares e setores mais remotos, dentro e fora do país, gerando no território italiano uma situação insustentável quando eleva ao topo o nível de criminalidade no continente europeu.
A Camorra atua tanto em planos menos significativos, como a transação de produtos piratas nos mercados de camelôs e a corrupção no campo do comércio do lixo, quanto nas esferas requintadas do mundo fashion e da arte, alcançando também o universo do tráfico mundial de drogas. Toda esta movimentação tem como cenário as maiores metrópoles do Planeta, de um extremo a outro, do Leste da Europa à América do Norte, da região chinesa ao Brasil.
Não deixem de conhecer esta obra. Gomorra é um livro fundamental para decifrar a mecânica do crime organizado e que ajuda a entender as entranhas do capitalismo global. Vale a pena mesmo!

Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...