sexta-feira, 10 de agosto de 2018

ANTONIO ERMÍRIO DE MORAES - Memórias de um diário confidencial


Hoje vou publicar uma pequena resenha e pode enteder como uma singela homenagem a um grande empresário brasileiro, Antonio Ermírio de Moraes, que teve sua vida pautada por grandes realizações e seus feitos tanto na área empresarial como cultural, o destaca como um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Muito já se comentou sobre ele em blogs, noticias de jornal, televisão, mas um grande amigo, José Pastore, resolveu publicar um livro intitulado "Antonio Ermírio de Moraes - Memorias de um diário confidencial" livro este que li recentemente e recomendo a todos que apreciem este tipo de leitura.
O autor, José Pastore é Doutor Honoris Causa em Ciência e PH D em Sociologia pela University of Wisconsin (EUA), professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração da USP - Universidade São Paulo, além de ser pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e consultor em relações do trabalho e recursos humanos. Amigo de Antonio Ermírio à mais de 35 anos, conta no seu livro, desde a infância até os tempos atuais deste grande filantropo brasileiro.
 Antonio Ermírio de Moraes nasceu em 04 de junho de 1928, filho de José Ermírio de Moraes e Helena de Moraes, teve sua formação estudantil no Colégio Rio Branco e no Colorado Scholl of Mines, dos Estados Unidos, onde se formou em 1949, como engenheiro metalurgico. Sua carreira profissional se deu no Grupo Votorantim, empresa fundada pelo seu pai, que atua no mercado de insumos básicos como cimento, celulose, aluminio, zinco, aço, etc.
A biografia nos mostra fatos pitorescos, como a maneira que Antonio Ermírio, devido a sua simplicidade ficou conhecido na sociedade como o "homem mais mail vestido do Brasil", mas isto não o desmerece em nada, visto que além do cargo de Presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim, ele também é membro e tem cargos diretivos em diversas organizações beneficentes, entre elas a Associação Cruz Verde, o Hospital Beneficiência Portuguesa, da Fundação Antonio Prudente e do Hospital São José.
O Grupo Votorantim é talvez o maior grupo empresarial do Brasil, pois além das inumeras industrias, conforme citei anteriormente, o grupo ainda tem o Banco Votorantim e a BV Financeira, que já recebeu por três  anos consecutivos o prêmio de melhor financeira do pais, segundo a revista Exame. São milhares de pessoas que dependem do sucesso deste grupo empresarial.
No plano politico, em 1986, Antonio Ermírio candidatou-se ao governo do Estado de São Paulo, ficando em segundo lugar, perdendo a disputa para Orestes Quércia. Na sua vida familia, teve 09 filhos e todos tiveram uma educação rigida, para que não se acostumassem com as mordomias que o dinheiro oferece. Todos tiveram que trabalhar para conquistar seus espaços no universo das 96 empresas que formam este enorme conglomerado de produtivadade e geração de emprego. Pelo seu trabalho, Antonio Ermirio recebeu em 1974 o premio Engenheiro do Ano.
 Uma outra faceta deste empresário é escrever artigos para revistas e jornais de circulação nacional. Membro da Academia Paulista de Letras, já escreveu 03 peças teatrais focalizando os problemas sociais dos brasileiros. As peças "Brasil S/A", "SOS Brasil" e "Acorda Brasil" já foram encenadas em diversas cidades sempre com grande afluência de publico.
Hoje, problemas de saude o afastaram das suas principais atividades, mas mesmo assim, ele comparece em seu escritorio de trabalho de segunda a sexta feira.

Um grande homem, uma grande história
Não deixem de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...