sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Capitães de Areia


"Capitães de Areia" um dos clássicos da literatura brasileira, de  Jorge Amado, um dos escritores mais influentes na história literária do Brasil, no século XX.
Este romance  mostra como vive a população realmente pobre na Bahia.  Jorge Amado para  transmitir  esta idéia deu vida a um grupo de garotos, os "Capitães de Areia", uma pequena 'tribo'  composta inicialmente por quatro integrantes: Pedro Bala, o líder desse grupo. Ele tinha cicatriz de navalha que atravessava todo seu rosto e era uma prova de sua coragem; Pirulito, era o que  representava a religiosidade de todos e para tanto, rezava todas as noites  para que Deus o  livrasse  de todos seus pecados; Professor, o  unico letrado do grupo e  o mais sensato nas decisões; e finalmente o Gato, o sedutor do grupo, que ganhou o apelido pela facilidade de conquistar as pessoas.
O grupo era procurados pela Policia Baiana,  que por não ter o que  comer, vestir, beber, entre outras coisas, tinham que roubar carteiras, dar golpes em pessoas mais bem sucedidas. Viviam na marginalidade o bando  dos Capitães de Areia e de seu líder Pedro Bala.

Ninguém gostava do jeito de ser destes garotos, mas Dora gostava muito. Dora era uma garota capaz de qualquer negócio para fazer parte do grupo. Pedro Bala já tinha novos integrantes no grupo, como João Grande, Boa-Vida e Sem Pernas, mas não aceitava a presença de mulher no grupo, pois considerava as mulheres inferiores aos homens. Dora, que não aceitava esta condição, com toda garra começou a mostrar ao chefe do grupo que tinha capacidade de ser a única mulher do Capitães de Areia e acabou sendo aceita.

 O novo grupo, agora mais com a entrada dos novos iria sofrer com a prisão Pedro Bala. Esta nova situação levou Dora, que era apaixonada por Pedro, acaba sendo internada num hospital. Pedroconsegue fugir da prisão e vai atrás de sua paixão Dora. Encontra-a hospitalizada e estava em estado febril e bem debilitada, mas ao ver Pedro levantou-se de imediato, como se o mau estar tivesse acabado. Esta felicidade durou pouco, pois horas depois Dora não resiste a doença e morre.

 E desta maneira Jorge Amado, com seu talento maravilhoso, vai acabando com o grupo Capitães de Areia. O tempo foi passando e os garotos da gangue foram tomando juizo e resolvem estudar e ser alguém na vida que teriam pela frente. O romance é fantastico e os personagens são inesquecives. Se você ainda não teve oportunidade de ler este livro, procure faze-lo e você vai se apaixonar pelo enredo criado pelo autor. Quando terminar a leitura, você, como eu,vai sentir saudades de Pedro Bala, Dora e toda a turma dos Capitães de Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...