sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

1421 - O Ano em que a China Descobriu o Mundo



No livro “1421- O Ano em que a China Descobriu o Mundo” o autor inglês Gavin Menzies, que foi na sua vida profissional comandante submarinista da Marinha britânica. Como comandante do submarino HMS Rorqual (1968-70), percorreu as rotas originalmente singradas por Fernão de Magalhães e James Cook, diante do conhecimento adquirido durante as viagens, onde visitou 120 países, mais de 900 museus e bibliotecas e os principais portos marítimos do final da Idade Média. O autor retrata a história da sociedade chinesa, que hoje além de ser a maior do mundo, é também uma sociedade que além de manter suas tradições, tinham o espírito desbravador que desde o inicio do século XIV já sonhavam com novas terras, novos horizontes.
Embora os chineses, segundo o autor, nem sequer sabiam da existência de outros povos, mesmo assim organizaram uma gigantesca esquadra formada por vários navios e uma imensa tripulação e saíram da China, em 1421. Segundo a obra, os chineses através das frotas de seus almirantes Zheng He, Zhou Man, Hong Bao e Zhou Wen, teriam entre outras façanhas: contornado o Cabo da Boa Esperança após atravessar o Oceano Índico; cruzado o Oceano Atlântico a partir da África Ocidental; descido a costa da América do Sul até passar pelo Estreito de Magalhães; explorado a costa oeste das Américas; atravessado o Oceano Pacífico; e chegado até a Austrália.
Foi assim que os chineses chegaram a um território, na época ainda desconhecido, que hoje se acredita ser a Europa e embora não soubessem ao certo onde estavam tinham certeza que os boatos que afirmavam que o mundo acabava em um abismo eram falsos. Descobriram também que não eram os únicos habitantes deste planeta imenso, pois conheceram varias etnias, culturas e fatos que nunca imaginavam existir.
Os chineses tomam posse de parte daquele território, e passam a se beneficiar com a terra, e outros recursos que a Europa apresentava.  Na seqüência da viagem chegam a América, 70 anos antes de Cristovão Colombo. No decorrer da aventura passaram pela África, onde descobriram costumes totalmente diferentes dos chineses. Mas teve um lugar que surpreendeu a eles, foi a Antártida, pois ao chegarem só viam gelo, em um ambiente inóspito sem nenhuma população. A viagem seguem em direção a Austrália, aonde chegaram cerca de 300 anos antes na frente de seu descobridor oficial Capitão James Cook, em 1773.
Mesmo vendo com a tecnologia que o homem dispõe, uma viagem desta natureza é bastante difícil, imagine então as dificuldades que esses valentes viajantes tiveram que enfrentar a quase 600 anos atrás.
Uma história fantástica, com o texto envolvente que torna o livro “1421” imperdível para quem aprecia uma boa literatura.
Não deixem de ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...