quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Água para Elefantes


“Água para Elefantes” é o livro de maior sucesso da autora Sara Gruen, pelo fato de ser um romance dinâmico e que retrata a vida do circo, um mundo fascinante, cheio de surpresas e diversas emoções.
Para contar um pouco desta vida Sara descreve Jacob Jankowski, um senhor que vivia em uma casa de repouso e adorava contar suas histórias de quando vivia no circo. Jacob conta que deixou a faculdade de veterinária quando seus pais faleceram em um acidente de carro. Sem saber o que fazer e sozinho no mundo, pois também seus avos haviam falecido quando ele ainda era um garoto, resolve sair pelo mundo a procura de sustento e de algum lugar para ficar.
Então, seguindo o destino,  pula em um trem já em movimento e sua vida muda a partir de então.O trem era do Circo dos Irmãos Benzini, um dos melhores mais admirados circos da Terra.
Lá Jacob durante as apresentações conhece Marlena, que apresentava o numero dos cavalos, um dos shows mais bonitos do espetáculo.  Ele ao ver que poderia ter sucesso nesta vida resolve aceitar o convite para cuidar dos elefantes, que o dono do circo,  Tio Al  lhe ofereceu. Mesmo sem ter se formado, ele seria o veterinário do circo.
Logo de manhã Jacob se arrumou e foi ao encontro de Tio Al, para conhecer os animais que agora cuidaria. , Tio Al o apresenta Rosie uma elefanta dócil, mas que  estava sem utilidade no circo, pois ainda era muito nova e estava passando pelo processo de adestramento.
Jacob  não tinha experiência  para cuidar desses animais, assim começa a relação de Jacob e Marlena, porque ela ao perceber a dificuldade dele com aqueles animais, principalmente com a Rosie, resolve ajudá-lo construindo uma grande amizade entre eles, ‘mas seria só amizade?
Não era o que eles queriam, mas logo nos primeiro dias de convívio Marlena e Jacob se apaixonam, mas ela era  casada com o domador dos animais August, um homem muito simpático, cortez, mas ao mesmo tempo, muito violento.   
A elefanta Rosie, depois de muito treino estava pronta para se apresentar diante do publico, sendo a maior esperança do circo que passava por uma séria crise financeira correndo risco de ir a falência. A apresentação de como era esperado consegue atrair muitas pessoas.

O grande problema nesta história era o Tio Al, que junto com August, o domador de leões e marido de Marlena, cuidavam da parte financeira do circo.Eles estavam retirando muito do dinheiro conquistado do publico para uso próprio.
Até que em um dia frio e chuvoso, ocorre uma tragédia logo após o espetáculo, o circo pega fogo, o que leva a revolta dos animais em geral. Jacob e Marlena ao perceberem que o circo não teria mais jeito de salvar o circo resolvem fugir com Rosie, atrás de um novo circo.
Marlena e Jacob encontram outro circo, um pouco menor, mas  um lugar mais tranqüilo onde puderam viver uma vida em paz, junto com a elefanta Rosie.
O livro tem uma trama deliciosa, que envolve o mundo do circo, a ganância do homem, a violencia contra os animais e  muito suspense com a morte de alguns personagens.
Um livro imperdível. Não dá pra não ler. Fantástico.
Recomendo a todos.  

Um comentário:

  1. Oi :)
    Adorei sua resenha de Água para elefantes ^^
    Tambem tenho um blog: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    E tambem fiz a resenha desse livro, hehehe
    passa lá pra dar uma olhada!

    beijo

    ResponderExcluir

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...