segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UM FEITO NOTAVEL


Em agosto de 2010 consegui, depois de inúmeras tentativas, nos mais diversos órgãos de Imprensa do Brasil, ter uma correspondência lida pelo Ombudsman do Jornal Folha de São Paulo, sobre os feitos do meu neto, Luis Antonio Gonçalves Neto.
Na ocasião queria contar sobre a capacidade que ele tinha em ler com uma velocidade impressionante, chegando a mais de 300 paginas por hora, fato este que tornou publico após o interesse demonstrado pelo jornal, através do seu repórter Ricardo Westin.
Este jornalista esteve na casa do meu neto, em São José do Rio Preto e avaliou que o garoto conseguia ler na velocidade que eu havia informado. Foi publicada uma reportagem bem interessante na época, onde foi ressaltada além da velocidade da leitura, a quantidade de livros até aquele momento, em torno de 300.
A partir deste momento, outras mídias fizeram presente, como a Rede Record, Rede Globo, Programa Ana Maria Braga, Revista Galileu, Diário da Região, além de centenas de blogs, que replicaram as noticias.
Este já era um feito notável. Um jovem brasileiro, de apenas 15 anos, cursando ainda o primeiro ano do ensino médio, já havia lido mais de 300 livros no ano, num universo onde grande maioria dos jovens nesta faixa de idade, segundo as estatísticas, não lêem por ano, mais que 05 livros.
Diante da exposição que houve com o acontecido na época, que coincidiu com a realização da Bienal do Livro em São Paulo, Luis Neto, como ficou conhecido, segundo o repórter Rodrigo Álvares, da Rede Globo, era um fenômeno.
O fato mais interessante foi que após ter cessado o assédio da imprensa, Luis Netto continuou lendo e cada vez mais rápido. Sua velocidade foi aumentando gradativamente, chegando a 350 paginas por hora, depois 400, 500 e já ultrapassou 700 páginas. Um livro médio de 300 paginas ele “devora” em 20 minutos. É realmente espantoso. Difícil até afirmar, mas é o que acontece.
Nesta semana, ele atingiu uma marca que creio ser histórica e não tenho parâmetros para fazer comparação. Ele completou a leitura somente em 2010 de 950 livros com mais de 305.000 páginas, dos mais diversos autores e estilos, livros que estão relacionados do site www.skoob.com.br. Sua meta é atingir ainda este ano 1000 livros. Convém destacar que os livros são obtidos com recurso próprio, através de promoções que as grandes livrarias realizam ou na Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto, onde ele já “emprestou” este ano mais de 200 livros.
Tenho sorte de estar escrevendo sobre meu neto. Um jovem ainda, que com muito esforço e dedicação, vem conseguindo marcas incríveis. Talvez o seu maior feito até o momento, além do numero de livros, seja o incentivo que conseguiu transmitir a alguns amigos e principalmente a sua irmã, Ana Lygia, que já conseguiu ler este ano a “ modesta” marca de 160 livros, um numero muito difícil de ser atingida pela maioria dos leitores.
Luis Antonio Gonçalves
   Um avó orgulhoso
O mundo da leitura é mágico e meus netos me orgulham muito por viver este mundo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...