sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Moby Dick

Amigos, hoje li  "Moby Dick" de Herman Melville. O clássico “Moby Dick”, relata uma aventura em alto mar e  retrata a história do Capitão Ahab, um caçador de baleias que sempre velejou pelos mares sem grandes problemas até encontrar um dos animais mais temidos das águas, uma enorme e rara baleia branca - Moby Dick  -,  que atacou o navio onde ele se encontrava. A baleia  atacou o navio, com pulos chegando a cerca de 10 metros fora da água. Foram  momentos de terror vividos pela tripulação, onde vários morreram. Capitão Ahab, por alguns instantes pensou também que iria morrer, mas nem por isso se encolheu em algum canto rezando para que o melhor acontecesse; lutou contra Moby Dick tentando matá-la com golpes de faca e com lanças. Ele foi um guerreiro valente, mas sua valentia não foi o bastante para evitar que a baleia levasse sua perna esquerda. O Capitão Acab jurou que procuraria e mataria Moby Dick  a qualquer custo.
Assim começa a  perseguição de Ahab por Moby Dick. Ahab reune um grupo de marinheiros experientes e retorna aos mares, mas desta vez era para matar Moby Dick.  Jurava conhecer todas as manchas do corpo da baleia e conseguia lembrar de cada pulo daquele imenso animal e desta vez não teria como errar.
Foi uma longa jornada até encontra - lá. A tripulação do navio já  estavam exaustas de navegar os mares por vários meses atrás de Moby Dick, até encontra-la e foi neste momento de cansaço que Ahab sentiu as mesmas sensações quando avistou a baleia pela primeira vez. Moby Dick estava lá para mais um encontro e o. Capitão Ahab ao vê-la avisou a tripulação para preparar os equipamentos,  'quem venceria desta vez, Moby Dick ou Ahab e sua tripulação?'

 A tripulação no momento em que viu o tamanho da baleia, sentiu medo, sustos e uma série de outros sentimentos, mas o que prevalecia era o pânico, e o medo da morte. A tripulação nos seus pequenos barcos, atacaram o imenso cachalote, ferindo-o diversas vezes. Moby Dick então atacou os barcos e o primeiro a morrer foi o Capitão Ahab. Em seguida, a baleia, com o corpo de Ahab preso em seu corpo pela corda dos arpões atacou os barcos pequenos com a tripulação e em seguida o navio Pequod, que veio afundar em seguida. A tripulação tentou, mas Moby Dick era muito forte e ágil, o que tornava quase impossível matá-la.

Mesmo sabendo que a morte já estava próxima, os marinheiros não desistiam,  e tentavam arpoar Moby Dick, mas era uma luta em vão. Vários tripulantes já haviam morrido,  quando chegou a hora do ultimo encontro.
"Quem vence desta vez, Moby Dick ou Acab e sua tripulação?’. Desta vez a resposta seria concreta. Como ocorreu em todas as ‘batalhas’ quem tomava a iniciativa era a baleia que atacava com violência e  com precisão nos golpes, mas a tripulação também estava preparada e pode se dizer que ‘batalharam’ de forma espetacular, acertando algumas lanças na baleia, mas como citei anteriormente, “Moby Dick era muito forte”, capaz de aguentar aqueles ferimentos em seu corpo e continuar batalhando, até matar  toda a tripulação.
Houve desta batalha somente um sobrevivente, Ismael, encontrado a deriva pelos ingleses no meio do oceano. Herman Melville, é o autor de "Moby Dick", um livro emocionante, didático que consegue prender numa leitura interessante e deixar momentos  de interrogação em nossa mente.
Livro fantástico. Recomendo.

4 comentários:

  1. Luisinho, o texto ficou muito bom. Consegui vizualizar toda a trama do livro num resumo muito bem definido. Moby é realmente um livro fascinante, que mistura açáo, informaçáo e muito suspense.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o resumo do livro. Você detalhou o que era necessário e pintou um cenário que todos, inclusive aqueles que não leram o livro, puderam degustar a história. Parabéns, seu blog está cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  3. Só estou lendo essa história,por que meu irmão falou que tinha um lenda de uma baleia enorme que devorou um navio.E eu me enteresei pela história e estou a lendo.Essa história é muito legal meus pontos para esse autor : Herman Melville são 10 pontos gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, estava lendo esse livro mas não entendi, você me ajudou muito, bom trabalho!

    ResponderExcluir

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...