A Insustentável Leveza do Ser

O livro “A Insustentável Leveza do Ser” de Milan Kundera, considerado um grande sucesso da literatura internacional, revela uma história capaz de encantar e emocionar qualquer leitor.

A obra de Milan é composta por quatro protagonistas: Tomas um médico renomado e que adora se divertir com diversas mulheres,  sem nunca se apaixonar por nenhuma delas e só estava afim de curtir a vida;  Tereza  uma garçonete do Interior, que sempre tentou através dos espelhos descobrir o que havia em sua alma; Sabina, uma pintora que tinha como fiel escudeiro seu chapéu de coco; e  Franz  um suíço  agora habitava o território da antiga Tcheco-Eslováquia, era um professor universitário que se mostrava sempre  muito seguro em suas aulas.

Todos esses personagens, meus amigos, eram guerreiros, pois apesar de morar em um País pequeno e sem muitos recursos, com a  vida impondo vários obstáculos em seus caminhos, jamais desistiram, e mesmo sem condições financeiras se propuseram a encontrar o que pensavam ser a felicidade.

Milan Kundera retrata a história de um povo sofrido, mostrando suas ideologias e pensamentos, nos momentos de alegrias e tristezas, nas escolhas corretas e nas erradas. A obra, apesar do forte e comovente romance tem também a função de fazer uma critica social existente não só na antiga Tcheco-Eslováquia, mas em todo mundo.

Um livro realmente extraordinário, pois consegue emocionar e fazer com que o leitor pare, olhe em sua volta e veja que mundo não é esta maravilha que acreditamos, e por isso que reforço esta mensagem. “ Parem e reflitam sobre sua vida”. Sempre valerá a pena!

Recomendo a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas