quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O PODEROSO CHEFÃO


Hoje li um livro conhecido mundialmente, o best seller, “O Poderoso Chefão” de Mario Puzo, cujo principal foco é relatar como agia a família mais poderosa da máfia americana, a familia Corleone
A saga da Família Corleone, tem início quando os pais e o irmão mais velho de Vito Andollino, então uma criança, são assassinados pela Gomorra, máfia Italiana. Com o pássar dos anos Vito Andollino  chega na América, mas precisamente Estados Unidos. Um fato muda completamente  sua vida, quando mesmo tentando fugir seu destino o persegue incansavelmente, fazendo matar um mafioso, integrante da Mão Grande. Após este acontecimento, ele recebe o nome de Don Corleone, o mais temido chefe da máfia americana, capaz de matar qualquer pessoa que pudesse interferir em seus negócios. Don Corleone, tendo ao lado sua familia, passou a dominar a Mafia Americana, dominando quase todo o mercado ilegal dos EUA.
‘Mas o que fez aquele garoto Vito tornar-se o mafioso mais temido dos EUA?’, o ocorrido que o fez deste jeito foi a cruel morte de seus pais quando ainda jovem. Mesmo com tanto dinheiro arrecadados com a máfia Don Corleone nunca se esqueceu de quem matou seus pais e nem da maneira cruel que foi feito o assassinato. Embora o fato tenha ocorrido quando ainda era jovem, ele  retorna à sua cidade natal para vingar a morte de sua família.
Ao voltar para os EUA torna-se conhecido "Capo" da Cosa Nostra, vindo a enfrentar nomes como Al Capone, que como Don Corleone também era muito temido pela população. ‘Agora ninguém acabaria mais com a família Corleone?’ Errado! Tanto sucesso trouxeram inumeros inimigos a Corleone, envolvendo diversas batalhas e muitas mortes. Foi em uma dessas "guerras" que Don Corleone acabou sendo morto, deixando a responsabilidade de manter a Máfia para seu filho Michael Corleone.
Michael Corleone, a principio queria se manter longe do mundo de seu pai, mas com a morte de seu pai, ele assume o comando e , manda matar todos que tramaram a morte de Don Corleone, incluindo seu cunhado que provocou a morte de seu irmão mais velho.
E partir de então a vida segue. Mario Puzo é um brilhante escritor.
 
Um livro fantástico, envolvendo ação e muitos fatos históricos.
Recomendo a todos.  

Um comentário:

  1. Um clássico da literatura. Particularmente não sei o que gosto mais, se o livro ou o filme. Ambos valem muito a pena.
    Luis, parabéns, vc está escrevendo cada vez melhor.
    abraços

    ResponderExcluir

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...