quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O CÓDIGO DA VINCI




 “O Código da Vinci” obra do renomado autor, Dan Brown,  relata uma incrível trama envolvendo os personagens Robert Langdon e Shopie Neveu em .  fatos históricos e uma surpreendente historia que consegue prendero leitor da primeira a ultima pagina.
A historia começa com o assassinato do museólogo, Jacques Sauniere dentro do Museu do Louvre e deixa, pouco antes de morrer, algumas pistas. Para  ajudar na investigação  entra em cena os  principais personagens do livro: um especialista em simbologia Robert Langdom e a criptógrafa Sophie Neveu. A partir daí começa uma aventura fantástica repleta de fugas, perseguições, charadas a serem decifradas, informações sobre obras de arte, história, etc.
 Os investigadores, que acabam se tornando suspeitos pelo morte de Jaques Sauniere,  também, trazem à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo.

Mas a uma curta distancia deles estava Silas, um albino, que era numerário da Opus Dei, uma instituição da Igreja Católica, fundada por São Josemaria Escrivá. cuja missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade
O chefe da policia francesa coloca no paletó de Langdon, um chip que tornaria possível a policia rastrear cada passo do principal suspeito.Sophie, a outra personagem,  enquanto ia para o museu,  faz uma ligação para Langdon, mandando ele ir para o banheiro masculino, sem que ninguém desconfiasse que a ligação havia sido dela.  Langdon em um pensamento rápido simula a morte de um amigo seu que o deixará arrasado, tendo então que ir ao banheiro para refletir um pouco.
Ao chegar no banheiro, lá estava Sophie que sabendo do chip posto em Langdon, conta a ele sobre o chip, o que ocasionou a fuga dos dois. Quando a policia desconfiou de Langdon  estar demorando demais no banheiro, já era tarde. Langdon e Sophie Neveu  ja haviam fugido.
Após a fuga, resolvem voltar ao Louvre para começar realmente as investigações, são nestas investigações de que começa todo o suspense do livro, envolvendo a sociedade secreta, Priorado de Sião, o questionamento do Santo Graal, Maria Madalena que é retratada no quadro A Ultima Ceia.
Ao descobrirem alguns fatos, percebem que Sauniere antes de morrer deixa em palavras que só eles conseguem decifrar, a chave do Banco onde Sauniere escondia o criptéx, um artefato de madeira, que escondia em seu interior um papiro onde revelava todo o segredo do Graal, entre outros.
Mesmo com tanta inteligência, eles recorrem a ajuda do Sir Leigh Teabing, um Historiador Real Britânico,  Cavaleiro da Coroa Britanica,  Mestre no Graal, e amigo de Langdon. Ele vive em Paris,  no Chateau Villette com seu fiel criado Remy.
‘Mas onde estaria Silas?’ Ele estava na casa de Teabing. Havia pulado o muro, e invadido a casa sem que ninguem percebesse, ‘será que ninguem sabia realmente?’. Silas sempre falava com um personagem  não identificado, conhecido com Chefe,  que era  quem passava a tudo que Silas deveria fazer.  ‘Quem era o chefe?’
São estas pequenas perguntas, mas com um grande grau de dificuldade para serem respondidas, que movem o suspense da obra. O suspense do livro e as perguntas vão sendo  solucionadas pagina a pagina e no final uma verdade é revelada e que causou grande manifestação popular, principalmente na Igreja Catolica, quando o autor afirma que  capitulos  Sophie Neveu é descendente de Jesus Cristo.
 Caros amigos, se vocês ainda não leram este livro, leiam e verão o suspense avassalador que Dan Brown constroi.
Um livro fantástico, que sem duvida beira a perfeição.
Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...