sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DE EDGAR SAWTELLE

 “A História de Edgar Sawtelle” do autor  norte-americano David Wroblewski relata através de uma linda história, a  vida de Edgar Sawtelle um  garoto mudo   desde o nascimento, e sua dificuldade de se comunicar com as pessoas através de gestos e bilhetes  Ele morava  em uma fazenda e levava uma vida calma ao lado dos seus  pais. 
Já era  tradição da família Sawtelles  o treinamento e adestramento de cachorros.  Na fazenda havia muito cães e  Edgar sempre gostava de ficar junto com eles. Os Sawtelles treinavam esses cachorros, para deixá-los mais velozes e capazes de ajudá-los na tarefas da fazenda. Os cachorros  também eram adestrados para que ficassem mais dóceis e companheiros de toda a família.
Todo este companheirismo se mostrava em Almondine, um cachorra esperta e fiel a Edgar, que a considerava com sua melhor amiga e eterna companheira, com certeza,  o único ser além de seus pais que poderia confiar integralmente. A união de Edgar e Almondine é um fato surpreendente.
Mas foi após a morte repentina do pai de Edgar, o chefe da família Sawtelles, que a paz que reinava na fazenda  foi embora. Havia voltado  Claude, tio paterno de Edgar, que sempre foi rejeitado pela família, por causa da fama de ser  mau caráter, capaz de enganar qualquer pessoa para atingir seu desejo pessoal.
Agora ele queria enganar a esposa de seu irmão falecido.
Ao chegar na fazenda, depois de anos sem visitar ninguém de sua família, Claude  vai consolar a mãe de Edgar, que ainda chorava pela morte de seu marido e pai de seu filho que tanto precisava dele. 
Foi neste momento de tristeza e carência que rodava o peito de sua cunhada, que Claude começa a ganhar o coração daquela abalada mulher, com atos carinhosos e inesquecíveis, igual a que seu marido  fazia. Este comportamento foi a deixando cada vez mais apaixonada pelo irmão de seu marido já falecido, vindo tornar-se  sua namorada.
Por estar apaixonada, ela não conseguia enxergar o que realmente ocorria em sua vida e não conseguia notar que Claude só queria se aproveitar da sua família, retirando aos poucos todo patrimônio deixado pelo seu irmão que muito valioso
 Edgar e Almondine, sua cachorra já haviam notado as intenções de Claude, mas falar para sua mãe não mudaria muita coisa, teria que provar esta afirmação, fazendo com que ela  visse com seus próprios olhos, que Claude não sentia amor por ela e sim o desejo de arrancar todo seu dinheiro e bens, um de cada vez.
‘Mas como que um garoto mudo conseguiria mostrar a sua mãe apaixonada, que seu amor era apenas uma ilusão? Em que ponto um cachorro adestrado conseguiria ajudar um mudo a provar o roubo do tio Claude?’. São estas duas perguntas que David coloca na cabeça do leitor, deixando o livro realmente emocionante. Leiam e notarão o que vale a pena descobrir o desenrolar da história protagonizada por um garoto que tem como sua fiel companheira uma cachorra.
Um livro fantástico.
Recomendo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...