segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A RESPOSTA

“A Resposta” da autora Kathryn Stockett, é um romance fantástico. Conta a vida de três mulheres de forma espetacular, fazendo-as personagens marcantes, envolventes e surpreendentes.
A história da primeira personagem, Skeeter, mulher de 22 anos, que acaba de chegar à casa de seus pais após graduar-se na universidade de Jackson. Ela vai morar no Mississipi. Skeeter sofre uma grande pressão de sua família, pelo fato de já ter se formada; sem bem sucedida na vida, mas ainda estava solteira. Quando se sentia muito pressionada recorria à empregada da casa, Constantine, sua amiga, seu ponto de apoio. Numa ocasião, precisando de Constantine, nota que ela havia desaparecido, e ninguém quer lhe dizer para onde ela foi.
A segunda personagem, Aibileen é uma empregada negra, mas apesar da profissão Aibileen sempre se mostrou uma mulher sábia e determinada. No momento ela estava criando sua décima sétima criança branca, Aibileen, tinha um filho muito doente e veio a falecer. Após a morte do seu garoto, ela mudou muito seu comportamento, e passou a acusar seus patrões por fazerem vista grossa, não se interessarem no tratamento do seu filho, que acabou levando-o a morte. Por essa mudança de atitude, ela é demitida e obrigada a se separar da menininha que cuidava. Ela sabia que ambas iriam sofrer com a separação, mas não havia mais o que fazer.
Já a terceira personagem, Minny, era melhor amiga de Aibileen. Fisicamente, era uma mulher de pequena estatura, gorda; era uma daquelas pessoas que não tem papas na língua, que não leva desaforo para casa, diz o que pensa de cada pessoa, sem se preocupar muito com o amanhã, e por causa desta “qualidade” não consegue se firmar em nenhum emprego, apesar de cozinhar maravilhosamente bem. No momento Minny consegue emprego na casa de uma mulher que acabara de chegar à cidade, e que ainda não conhece a reputação de sua nova domestica. Mas naquela casa não era só Minny que era um pouco estranha, sua nova patroa também guardava diversos segredos.
São estes pequenos mistérios, que deixei em aberto, para que vocês, caros amigos, descubram a interligação destes personagens, na junção destas três histórias na medida em que tornem um único contexto.
Mesmo sendo pessoas totalmente diferentes, as personagens Skeeter, uma mulher branca e as duas negras e amigas Aibileen e Minny, buscam atingir objetivos e acabam se envolvendo em um projeto muitíssimo perigoso e clandestino, onde a policia é chamada a intervir,
“Que projeto tão perigoso será este? ’. O que posso adiantar a vocês é que este projeto uniu em uma linda amizade estas três mulheres, mostrando a todo EUA, que um negro e um branco podem viver em perfeita harmonia.
Um livro onde vai encontrar suspense, emoção, carinho, revolta. Vai ficar alegre e também triste com os personagens. É uma forte critica social.
Livro maravilhoso.

Recomendo a todos


Um comentário:

  1. Ainda nao tinha ouvido falar desse livro mas a resenha me deixou interessada na história :)
    Vou procurar mais opinioes sobre ele ^^

    Beijo
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...