quarta-feira, 23 de março de 2011

TOM JONES


 Henry Fielding nasceu no dia 22 de abril de 1707 na cidade de Glastonbury, na Inglaterra. Seu pai foi um general do exercito inglês. Sua uma família pertencia a classe  nobre da sociedade inglesa, mas estava  arruinada, obrigando Henry Filding abandonar os seus estudos de Direito  e  procurar a subsistência na carreira de autor dramático, onde escreveu o clássico.“Tom Jones”
A história se passa na Inglaterra, em meados do século XVIII. Retornando à sua propriedade no campo depois de uma longa viagem, o Sr. Allworthy encontra um bebê em sua cama. E por um acaso encontra a mãe, Jenny Jones, uma criada solteira de um mestre-escola chamado Partridge. Allworthy em um gesto de pura generosidade oferece-se para criar a criança como se fosse sua.
 Jenny. agradecida e diante das dificuldades de criar um filho  aceita a oferta e deixa a vila sem dizer o nome do pai da criança, mas, as suspeitas eram de que Partridge, o patrão de Jenny, fosse o pai daquela criança. Decepcionado, Allworthy o demite do seu posto, e Partridge também deixa a vila. Allworthy dá ao bebê o nome de Tom Jones e o ama profundamente.
Pouco tempo depois, a Sra. Bridget, irmã de Allworthy e que vive com ele, casa-se com o ganancioso Capitão Blifil. Eles têm um bebê que é criado junto com Tom Jones. À medida que cresce, o pequeno Blifil se torna muito ciumento de Tom. Blifil compra com favores seus tutores, Thwackum e Square, e trama a desgraça de Tom.
Enquanto isso, Sofia Western, filha do  vizinho de Allworthy, se apaixona por Tom Jones. Tom gosta dela, mas não percebe que Sofia também o ama.
Tom se envolve com a filha do mateiro, Molly Seagrim. Ela fica grávida e é humilhada pelos habitantes da vila. Tom confessa ao Sr. Allworthy que ele é o pai, mas quando ele vai até Molly para levar algum dinheiro para ela, ele a encontra na cama com Square.
Tom descobre que ela tinha tido outros amantes todo o tempo. Assim, ele se sente livre para pensar em outra mulher por quem ele vinha gradativamente se apaixonado: Sofia Western.

O Sr. Western, pai de Sofia, não  permite que ela se case com um enjeitado como Tom. Ele quer que ela se case com Blifil para unir as propriedades de Allworthy e Western. Blifil também quer se casar com Sofia, pois deseja ter para si a riqueza dela e assim se vingar de Tom Jones. Quando o Sr. Western descobre o amor de Sofia por Tom, ele resolve aprisiona-la até aceite se casar com Blifil.
O Sr. Allworthy fica muito doente. Ao se recuperar, recebe a notícia da morte de sua irmã, Sra. Bridget, que estava viajando. Para celebrar a recuperação de Allworthy, Tom se embebeda. Mais tarde, Blifil mente para Allworthy dizendo que Tom estava embriagado porque pensou que Allworthy estava às portas da morte e estava comemorando sua herança iminente. Thwackum e Square confirmam essa calúnia. Allworthy, que estava farto das ofensas de Tom, o expulsa da sua propriedade.
Sentindo-se miserável, Tom se dirige para o mar. Enquanto isso, Sofia escapa do cativeiro do seu pai e sai em busca de Tom. Western, um caçador fanático, salta em seu cavalo e parte no rastro de Sofia.
Em uma estalagem, Tom é atacado e ferido por um arrogante soldado chamado Northerton. O homem que acolhe Tom e aplica curativos nos seus ferimentos é Partridge, seu suposto pai.
Partridge diz a Tom que não é seu pai, mas os dois se tornam amigos e companheiros de viagem. Enquanto caminham, Tom reencontra Northerton atacando uma mulher atraente chamada Sra. Waters. Ele luta com o soldado e a salva levando-a direto para uma hospedaria.
A Sra. Waters   era uma mulher muito atraente, seduz Tom depois do jantar. Sofia chega na hospedaria e encontra Tom adormecido na cama com outra mulher. Enfurecida, ela deixa sua luva com seu nome gravado na cama e parte com destino a Londres. Western também chega e encontra Tom, mas não Sofia. Ele recomeça a perseguir Sofia, mas em um descuido com uma caçada à raposa e acaba voltando para casa.
Durante sua jornada rumo a Londres, Sofia encontra sua prima, a Sra. Fitzpatrick, que está fugindo do seu marido irlandês. Elas vão juntas para Londres. Enquanto isso, Tom vê a luva de Sofia na sua cama e fica desesperado. Ele parte a pé para Londres com Partridge.
Em Londres, Sofia se hospeda na casa de Lady Bellaston, uma dama da sociedade. Lady Bellaston ouve tudo sobre Tom Jones e fica tão interessada que decide tramar encontrá-lo por conta própria. Tom ao ver que a dama era amiga de Sofia, tem um relacionamento amoroso com a dama, na esperança de assim encontrar Sofia através dela.
Uma noite, enquanto ele está sozinho na sala de estar de Lady Bellaston, Sofia chega. Ele implora pelo seu perdão pelo fato o corrido na hospedaria, declarando assim amor a Sofia. Ela o perdoa, e os dois se abraçam. Mas logo diz que casamento entre eles será impossilvel, devido a desaprovação de seu pai.
Lady Bellaston fica revoltada com a situação e acusa Tom de cortejar Sofia pelas suas costas. Ao mesmo tempo, Lorde Fellamar, um amigo de Lady Bellaston,  se apaixona por Sofia. Para ser a única na vida de Tom, Lady Bellaston estimula Fellamar a raptar Sofia e casar-se com ela.
Tom tenta descobrir uma maneira de romper seu relacionamento com Lady Bellaston. Nightingale, um jovem cavalheiro que tinha se tornado amigo de Tom, surpreendentemente sugere que Tom proponha casamento a ela. Ele faz a proposta e Lady Bellaston recusa indignada, pois acreditava que Tom queria se casar para se apossar de seu dinheiro.
Enquanto isso, o Sr. e a Sra. Western seguem para Londres, pois haviam recebido notícias de que Sofia estava lá. O Sr. Western encontra Sofia no momento em que Fellamar estava prestes a violentá-la. Por segurança, Western leva sua filha para sua casa, onde ele pode vigiá-la melhor.
Seguindo os demais, Allworthy e Blifil também chegam a Londres.
Tom vai visitar a Sra. Fitzpatrick para descobrir como chegar até Sofia. Quando ele está partindo, ele encontra o Sr. Fitzpatrick. Tomado de ciúmes e acreditando que Tom é amante da sua esposa, Fitzpatrick saca sua espada. Após uma intensa briga Tom acaba por ferir o Sr. Fitzpatrick e é levado para a prisão.
A Sra. Waters, que está agora viajando com o Sr. Fitzpatrick, visita Tom na prisão e diz a ele que o ferimento de Fitzpatrick foi superficial. Mais tarde, Tom recebe uma carta de Sofia, que tinha descoberto seu romance com Lady Bellaston, dizendo que ela nunca mais quer vê-lo. Por fim, Partridge, reconhecendo a Sra. Waters como Jenny Jones, diz a Tom que ele tinha dormido com sua própria mãe.
Enquanto isso, Sra. Miller, amiga do Sr. Allworthy, conta a ele sobre a gentileza e grande generosidade que Tom sempre teve com ela. Allworthy não quer nem mesmo ouvir o nome de Tom. Mas Allworthy também recebe a visita da Sra. Waters, que informa a ele que Tom Jones é filho da sua falecida irmã, Sra. Bridget, sendo portanto sobrinho de Allworthy e irmão por parte de mãe de Blifil.
Allworthy  descobre que sua irmã tinha escrito uma carta revelando que era a mãe de Tom, mas que a carta tinha sido escondida dele por Blifil. Ele recebe uma carta do moribundo Square dizendo que Tom  o amava profundamente. 
Convencido do mau caráter de Blifil, Allworthy o expulsa de seus terras e Allworthy e Tom têm um comovente reencontro.
O Sr. Western, ao descobrir que Tom é o herdeiro da fortuna de Allworthy, se torna um grande incentivador do casamento de Tom e Sofia. Mas Sofia, embora ame Tom, ainda está zangada. Tom jura sua devoção. Sofia, pretendendo obedecer somente aos desejos de seu pai, mas na verdade obedecendo ao seu próprio coração, o aceita. Os dois se casam e retornam felizes ao campo, onde Western dá a eles a sua propriedade.
Um livro fantástico, onde Henry Fielding envolve aventura e romance em uma única trama.
Recomendo a todos.

Um comentário:

  1. Luis, parabéns pelo esforço e pela melhora da qualidade de suas publicações. Os livros que você publica são maravilhosos e infelizmente a grande maioria jamis vai le-los, mas seus resumos estão ficando tão esclarecedores que certamente, assim como eu, outros dos seus leitores irão querer conhecer a historia que você publica na totalidade. Se um fizer isso, sua tarefa foi coroada de exito. Vários farão isso. Você tá otimo.
    Parabéns

    ResponderExcluir

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...