quinta-feira, 17 de março de 2011

Os Sofrimentos do Jovem Werther


“Os Sofrimentos do Jovem Werther” do  consagrado escritor alemão J. W. Goethe,  um grande pensador que também fez alguns fatos extraordinários no campo da ciência.

Como escritor, Goethe foi uma das figuras mais importantes da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e início do século XIX. Foi através do romance “Os sofrimentos do jovem Werther”, que Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774. Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, e influenciado pelo também escritor alemão Friedrich Schiller, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Goethe é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.
Na obra de Goethe, o jovem Werther, devido ao seu trabalho, está sempre longe de sua família e amigos, mas  se comunica através de carta com Whilhelm, nas quais narra sua historia com a linda jovem Lotte.
Werther sempre soube que Lotte,  sua amada, era noiva de Albert, e desde que  foram apresentados Werther adquiriu  grande admiração e uma forte amizade.
Mas o cotidiano é um fator muito difícil para as pessoas envolvidas num grande amor. Esta forte ligação entre eles só causava mais angustia a Werther, pois a cada dia  ele  se via mais apaixonado por Lotte. Os passeios no campo, as longas conversas, os poemas, foram os principais fatores para fazer com que Werther esquecesse de sua vida e do mundo, dando importância apenas para sua amada.

Ao notar que a chance de ter Lotte para si eram mínimas, Werther tenta tira-la do pensamento, mas a certeza cega de que ela também o amava fez com que ele fosse atingido pela paixão e tentasse  conquistar Lotte.
Mesmo apaixonado e sofrendo muito Werther não consegue evitar o casamento de Albert e Lotte. Depois do casamento, Werther não tinha mais como lutar pelo amor de Lotte, mas também sabia que sem ela ao seu lado era impossivel de seguir sua vida.  Iria apenas viver, sem alegria, sem qualquer outro tipo de sentimento, simplesmente viveria.

Depois de casado, Alberto passa a ter ciúmes de Werther, que ao perceber o transtorno que causa ao casal, continua alimentando um amor platônico por Lotte. Werther promete não mais visitá-la e no último encontro com ela, lê em voz alta, os Cantos de Ossain. Ambos se comovem, choram, se abraçam e se beijam, mas em seguida Lotte vendo que poderia se apaixonar, pede a ele que nunca mais a procure.
Atendendo aos pedidos de sua amada o jovem Werther vai embora, acreditando que é amado, mas com a certeza que é  um amor impossível. Mas Wether não se conforma em não poder ter Lotte  ao seu lado,  resolve suicidar-se, e pede  as pistolas de Alberto. Lotte com o coração arruinado, envia-lhe as armas. Werther dispara um tiro em sua própria cabeça e morre. Sua morte é a prova da intensidade do amor doentio.

A história de Werther retrata a paixão do amor  impossível e infeliz que terminou em suicídio. Uma triste historia, mas um livro imperdivel
Recomendo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...