quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SUSSURROS



“Sussurros” obra do autor inglês Orlando Figes, professor de história em uma universidade de Londres, conseguiu escrever este livro, que relata a vida das famílias soviéticas que viviam sobre a ditadura de Stalin.

Neste livro, o autor relata como era a vida da população comum diante de toda a opressão stalinista. O livro mostra o sofrimento deles, durante as prisões, muitas vezes sem motivo ou porque algum cidadão ousou falar mal do governo de Stalin. A narrativa do autor, mostra como eram os julgamentos, que sempre corriam a favor do governo, e principalmente o que mais choca a todos, os assassinatos, ‘porque eles matavam?’
Talvez, meus amigos, nem eles soubessem responder, para alguns até tinha justificativa, e quase sempre era: “este cidadão desrespeitou o governo de Stalin”. Mas como que um cidadão soviético poderia respeitar um ditador que não pensava nada em seu povo, que matava sem piedade?
Orlando Figes também revela como eram os locais onde as famílias soviéticas moravam: apartamentos comunais, bagunçados, sujos, sendo às vezes o mesmo espaço ocupado por mais de uma família. Não tinham privacidade, segurança, e não podiam se comportar normalmente, pois sabiam que estarem sendo vigiados por soldados de Stalin o tempo todo.
A população não tinha nenhum direito, era privada pela legislação imposta por Stalin. Não podiam ter uma ideologia, ou seja, não podiam pensar por si próprios, escolher seus próprios caminhos que pudessem seguir na vida. O regime imposto por Stalin dava apenas duas opções ao cidadão: ou ficava quieto em seu canto sem ser notado ou era preso e possivelmente morto.
No governo de Stalin, ele reprimiu mais de 25 milhões de pessoas e através do terror, ele conseguiu criar à antiga União Soviética, que hoje, parte dela, é a poderosa Rússia. ‘É, meus amigos, 25 milhões de pessoas reprimidas em 25 anos de governo, é um fato assustador’!
Em 1953, este terror acabou. O grande ditador que ficará gravado para sempre na história russa e mundial faleceu,
Um livro extraordinário. Onde o autor busca passar informações não só sobre o governo de Stalin e sim sobre como a população vivia.


Recomendo a todos

Um comentário:

  1. Grande Luis, é isso ai.
    Continue este exemplo de jovem que é e que todos da sua idade se espelhem em você para entrarem no mundo da leitura.
    Abraços

    Dr. Flávio Imamura

    ResponderExcluir

Papillon - o Homem Que Fugiu do Inferno

Você gosta de aventuras? A historia de Papillon é verdadeira e o que não falta é aventuras. Este livro eu encontrei num sebo já há algum ...