Izidoro Blikstein |
Como falar em publico? Eis ai uma pergunta fácil de fazer e dificil de responder. Eu, como a maioria de vocês, também tenho dificuldade para falar em publico. É dificil quebrar a timidez de enfrentar um grupo de pessoas, na maioria das vezes desconhecidos e passar a mensagem que você propoem fazer.
Ainda com 14 anos, iniciando o segundo grau, com a mudança de escola e metodo de ensino, os professores sempre nos desafiava a responder perguntas ficando de frente para os colegas de classe e em voz alta, transmitir a resposta da pergunta para que todos ouvissem. Confesso que no inicio foi dificil, mas com o passar do tempo, já familiarizado com os colegas, a tarefa era mais fácil de ser realizada.
Um certa ocasião fui convidado pela Rede Globo ir a São Paulo visitar a Bienal do Livro e naquela ocasião fui colocado a prova, pois tive que conversar com autores de livros, dar entrevistas e debater um livro com o reporter Rodrigo Alvares. Confesso que estava muito preocupado, afinal, o nervosismo sempre trabalha contra. No final das contas, acho que me sai relativamente bem, mas vendo as reportagens posteriormente, vi que tinha que melhorar meu desempenho, minha dicção e minha comunicação se eu quisesse falar em publico.
Reinaldo Polito |
Resolvi procurar respostas nos livros. Li 02 livros a respeito e recomendo a leitura deles para quem realmente quer quebrar a inibição de falar em publico. Neles encontrei técnicas que possibililitam o treinamento e vão dando a segurança necessária para que a comunicação para um grupo de pessoas seja feita de uma maneira mais clara. Umas dicas valiosas são as seguintes
Decore o texto, se possivel, mas saiba exatamente o que vai dizer no início da fala, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.
Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.
No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal.
Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática.
Antes de fazer sua apresentação, reuna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público.
Se der o branco, não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso.
Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe.
Isto não significa que apenas com estes conselhos você vai conseguir realizar todas as proezas de enfrentar um publico, mas é o inicio de um treinamento. O segredo e treinar e treinar muito.
Vale a pena ler estes livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário