Quem Mexeu no meu Queijo?


“Quem mexeu no meu queijo” do autor Spencer Johnson, M.D., é uma obra que o leitor além de entender o mecanismo da história retratada, ele deve perceber toda a metáfora que está por trás do livro, toda a filosofia de vida apresentada na obra.
Um grupo de amigos se reúne em Chicago para conversar e contar algumas histórias. Michael, um dos participantes da reunião,  inicia a conversa com uma historia que segundo ele o teria ajudado a enfrentar os medos que a vida oferece e  sobre mudança de sua vida.
A história conta a vida dos ratinhos Hem, Haw, Scurry e Sniff que saem a procura de queijo num labirinto onde moravam. O queijo nesta obra é tido como  o que desejam da vida. Após longas caminhadas pelo labirinto eles encontram o Posto C, um local onde havia muito  queijo.
Nos dias seguintes, os ratinhos Sniff e Scurry passam a acordar de manhã e correr pelo labirinto sempre pelo mesmo caminho até o posto C. Já  Hem e Haw acordavam sem muita pressa e caminhavam lentamente em direção ao Posto C para apreciar o queijo.
Depois de um tempo, o queijo no Posto C acaba, Hem e Haw ficam extremamente decepcionados, Hem não conseguia aceitar de maneira alguma aquilo. Já Sniff que já imaginava a possibilidade de aquilo acontecer, se juntou a Scurry e juntos foram em busca de um novo queijo.
Hem e Haw continuaram visitando o Posto C durante mais uns dias com a esperança de ter o queijo de volta um dia.Depois de alguns dias Haw decide enfrentar a situação e passa a querer procurar um novo queijo no labirinto, diferente de Hem, que continuava insistindo em ficar no Posto C.
Haw prepara-se para sair do Posto C e começa uma longa jornada pelo labirinto. Enquanto isso Sniff e Scurry encontram o Posto N, onde havia muito queijo. Haw enfrenta seus medos e inseguranças dentro do labirinto e vai aprendendo com sua longa jornada até que chega ao Posto N e se encontra com os ratinhos Sniff e Scurry.

Os amigos então começam a discutir sobre a história e começam a se identificar com cada um dos personagens. Eles percebem que conhecem várias pessoas que tem medo das mudanças e não conseguem aceita-las como Hem ou  como Haw, que aprende a adaptar com o tempo; como Sniff, que prevê uma mudança e já se prepara para ela; ou como Scurry, que age imediatamente quando enfrenta uma mudança.
Apesar de toda está história, a verdadeira essência do livro esta na capacidade que Spencer Johnson, M.D.,  fazer o leitor pensar, de  o fazer refletir e assim tentar descobrir qual é o seu queijo. Muitas pessoas não sabem ainda qual é o seu queijo, ou seja, não sabe que caminho seguir na vida.
Então caros leitores, façam igual Haw, Scurry e Sniff e não se acomodem com o fácil, com o tranqüilo, procurem sempre algo novo, dinamizem a sua vida, tenham atitudes, não esperem que a vida te ajude, pelo contrario, ajudem sua vida. Corram atrás de seu queijo, descubram qual é o seu verdadeiro queijo (sonho), e o siga incansavelmente, pois só assim você obterá sucesso em sua vida.
Mas caso você queira se acomodar como Hem, que se acostumou a sempre pegar queijo no ponto C e não correr atrás de algo novo, a vida dele  ficou acomodada, parou de evoluir, mesmo com o queijo do posto C já ter acabado, ele não saiu do conforto, não foi buscar uma coisa nova para sua vida, se manteve ali, tranqüilo, sossegado, na esperança de que o queijo voltasse novamente, sem precisar de qualquer esforço.
‘Sinceramente vocês pensam que a vida dará ao Hem novamente o queijo?’, Não! A vida nunca fornecerá nada a ninguém, se você não correr atrás do que você quer, se você não batalhar pelo o que é de seu interesse, sua vida estacionará, como aconteceu com Hem.
Fica a critério de cada um decidir se prefere acomodar no que já está disponível, ou correr alguns riscos e ver que o resultado depois será gratificante.
‘Em quem vocês se espelharam, no Haw, Scurry e Sniff que lutaram pelos seus objetivos, ou no Hem que se acomodou com vida medíocre?’. A decisão esta nas mãos de cada um de vocês. Ninguém nunca irá influenciá-los, apenas te darão opções, e cabe a vocês escolher.
A grande lição que aprendemos neste livro é que seja qual for mudança na vida, devemos sempre estar preparados e se adaptar mesmo que demore um pouco. As mudanças são os grandes desafios que a vida pode dar a um homem, e talvez o mais difícil. Vivam, mudem e aprendam, estas são as palavras que melhor resume esta obra.
Um ótimo livro, em apenas 107 paginas Spencer Johnson, M.D., dá a todos o seus leitores uma grande lição de vida.
Recomendo a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas