A morte de Bin Laden

Paquistanês narrou no Twitter ataque que matou Bin Laden sem saber

O grande assunto do momento, publicado em todos os jornais e revistas do mundo foi a morte de Osama Bin Laden. Numa operação de guerra do exercito americano, soldados altamente treinados, conseguiram invadir a fortaleza onde morava o lider da Al Qaeda, na cidade de Abbottabad, no Paquistão. Na invasão, segundo a imprensa especializada, houve troca de tiros e ocasionou a queda de um helicoptero que fazia parte da operação.
Osama Bin Laden foi morto com tiro na cabeça, segundo os jornais e seu corpo, para não causar o efeito "martir" foi jogado no mar. Este procedimento, bem como o ataque, embora comemorado pelos americanos, que choram ainda hoje a tragédia de 11 de setembro de 2001, quando com ordem do maior terrorista do mundo, houve o choque de 02 aviões com as torres gemêas do Word Trade Center, matando quase 4000 pessoas.

Word Trade Center, logo após o choque dos aviões
Embora já tenha publicado a resenha do livro "Sob a Sombra do Terror", que conta, na narrativa de uma ex-esposa e de um filho, a historia deste personagem que causou tanta tragédia no mundo, resolvi faze-lo novamente com o intuito de despertar o interesse na leitura deste livro que conta de maneira bem detalhada o perfil e a forma de pensar de Bin Laden.
Abaixo o resumo já publicado anteriormente;

11 de setembro de 2001 é considerado um marco na nova ordem mundial. Neste dia, terrorista da Al Qaeda conseguiram seqüestrar 04 aviões comerciais nos Estados Unidos e jogaram 02 contra as Torres World Trade Center em Nova Iorque, 01 contra o Pentágono e o quarto avião foi derrubado pelos passageiros antes de atingir algum alvo pré-determinado. Estes ataques resultaram na morte de quase 3000 pessoas e centenas de feridos e esta ação reflete até hoje no noticiário local, onde a imprensa afirma que somente este ano morreram mais de 700 soldados estrangeiros no Afeganistão. Esta guerra foi criada a partir da vontade de um dos maiores terroristas de todos os tempos: Osama Bin Laden.
O livro “Sob a Sombra do Terror”, de Jean Sasson, trata sobre este assunto, mas visto de outra maneira: Ela retrata o lado família de Osama Bin Laden e toda a cronologia dos acontecimentos a partir de seu nascimento na Arábia Saudita em 1957 até divulgação da última fita de áudio atribuída ao terrorista em 2009, contada por dois personagens de sua vida: Sua primeira esposa Najwa Bin Laden e seu quarto filho Omar Bin Laden.
Osama Bin Laden viveu na Arábia Saudita, casou-se com a primeira esposa quando tinha 17 anos. Filho de família riquíssima, Osama passou apenas parte de sua vida voltado para os negócios da família. Com esta esposa, teve 11 filhos e teve mas 09 filhos com suas outras 04 esposas. Apesar da riqueza, nunca deu a sua família conforto material, sempre oferecendo aos filhos e esposas uma vida simples, dura, chegando até momentos de passarem fome, quando moraram nas montanhas do Afeganistão.
O livro conta em detalhes toda a trajetória de Osama, dos seus filhos, de seu tempo de morada na Arábia Saudita, onde foi expulso quando brigou com a Família Real, do seu tempo de morada no Sudão, de onde também foi expulso até sua chegada ao Afeganistão, onde leva a família para morar nas montanhas daquele país, sem a menor condição de sobrevivência.
Contado pelo seu filho Omar, nota-se que Osama não tinha apego aos filhos. Preocupava-se unicamente com a religião Islâmica, com o treinamento dos soldados, e do seu ódio pelo Estados Unidos da América. Contra este País planejou vários atentados, que causaram milhares de morte.
“Sob a sombra do Terror” é um livro que não deve ser deixado de ser lido por ninguém que queira entender o que aconteceu em 11 de setembro de 2001, em Nova York e que mudou o mundo desde então.
O livro conta os bastidores da guerra do Afeganistão contra os russos, a Guerra Civil deste País, que já matou milhares de pessoas; relata ainda no ataque que os Estados Unidos, com seu poderoso corpo de guerra, desfechou contra o Afeganistão, terminando com o Governo Talibã e até hoje ainda mantém esta guerra viva.
Um livro genial. Vale a pena conhecer uma parte da vida de Osama Bin Laden, que até hoje ainda é uma preocupação para os governantes do mundo, pois sua morte nunca foi confirmada e ainda acredita-se que esteja vivo, morando nas montanhas do Paquistão, junto com alguns de seus filhos.

Jean Sasson
A  autora estava correta na suas observações, visto que a ação militar ocorreu realmente numa pequena cidade do Paquistão.

Comentários

  1. A morte de Osama Bin Laden surpreendeu a todos,uma noticia que certamente mexeu com animos da população americana e mundial.
    Mais uma vez o exercito americano se mostrou muito eficaz, matando um dos maiores senão o maior terrorista de todos os tempos em apenas 40 minutos.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas