SELO VERDE


 
O Brasil detém a maior floresta do planeta, tida como o pulmão do mundo. As noticias sobre desmatamento ilegal é noticia diariamente em todas as mídias e visando acabarem com o comércio clandestino de madeira, sociedades internacionais de consumidores de madeira e produtos derivados como moveis e estruturas para construção civil, criou um símbolo aceito por todos denominado Selo Verde. A utilização do Selo Verde garante ao comprador que esta adquirindo um produto que não agride as florestas tropicais e ao vendedor a certeza que o produto vendido esta dentro das normas aceitas pelo comercio internacional. . Este propósito vem de encontro com as questões ambientais das últimas décadas que despertou a atenção de diversos setores da sociedade.
A ideia de se criar o Selo Verde surgiu da preocupação ambiental dos consumidores em geral, principalmente do mercado europeu. Foi através de ONGS (Organizações Não Governamentais) que este movimento ganhou força e obrigou de certa forma os governos dos países envolvidos, criarem normas para regular o comércio de produtos de florestas tropicais, como a Floresta Amazônica. Com a abertura da economia, o aumento da competitividade e a maior conscientização dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior. As organizações empresariais, nesse novo contexto, passam a adotar uma nova orientação incorporando a variável ambiental em suas decisões estratégicas, como forma de obter vantagem competitiva.
 
Definido a criação do Selo Verde, ficou estabelecido que as madeireiras que fizessem parte desta medida, poderiam comercializar seus produtos desde que eles fossem retirados das florestas de forma correta, ou seja, preservando a qualidade ambiental do local e fazendo um manejo do corte das arvores dentro de regras e tempo previamente determinados.
Mas o que vem a ser o manejo do corte das arvores ecologicamente correto? Trata-se do corte de arvores de uma determinada espécie, como o mogno, numa área da floresta certificada anteriormente por empresas especializadas em certificação ambiental, num período de tempo, dependendo da espécie, de até 25 anos. Assim a vegetação consegue se recuperar e a preservação da floresta é obtida.
No Brasil existem inúmeras empresas que fazem a certificação ambiental. Estas empresas enviam técnicos às regiões do manejo florestal que fazem uma auditoria na documentação e instalações das madeireiras certificadas. Durante esta auditoria, verificam se o corte das arvores esta seguindo o cronograma previamente autorizado, e  verificam ainda se as empresas não estão fazendo  o corte raso de todas as arvores. O Selo Verde pode ser considerado um passaporte para a comercialização em vários países, com destaque ao Mercado Comum Europeu.
No Brasil, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é quem esta a frente do projeto de qualidades ambiental e esta entidade que credencia empresas que atuam neste segmento de mercado. Estas empresas certificadoras fazem parte de um importante mecanismo de implantação de políticas ambientais, direcionando aos consumidores informações que o levem a utilizar produtos menos agressivos ao meio ambiente.
Uma empresa detentora do Selo Verde goza de grandes privilégios em vários segmentos, principalmente na área de marketing, que oferece as empresas participantes diferenciais de qualidade de produto. A certificação é por si só a grande diferença em qualquer negociação, mas convém acrescentar que o Selo Verde é somente concedido à empresas comprometidas com a qualidade do meio ambiente e para obter este certificado, as empresas certificadoras são muito rígidas e imparciais na concessão de tal privilégio.
A certificação do Selo Verde observa uma serie de critérios apresentados pelo produto ou empreendimento a fim de atestar o respeito aos parâmetros ambientais estabelecidos, sempre respeitando o menor dano ao meio ambiente. Desta forma, a preocupação com o meio ambiente passa a se constituir em uma nova oportunidade de mercado ao invés de uma barreira comercial. O Selo Verde veio contribuir para esta realidade e como tal deve ser considerado e respeitado.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas