segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Benefícios e Malefícios



Esta semana teve uma discussão na escola sobre as vantagens e desvantagens que a tecnologia trouxe ao mundo de hoje. O avanço da informática, da Internet, aplicada à ciência, medicina e outros campos do conhecimento, trouxe grandes benefícios à raça humana, mas houve também problemas, que surgem a todo o momento, que esta mudando o comportamento de milhões de pessoas, que utilizam as redes sociais para se comunicarem e se realizarem. Sobre este assunto foi pedido uma redação, e aproveito para estender a discussão àqueles que me seguem no meu blog, e resolvi publicar a minha. Participem também. Publiquem suas opiniões.
Benefícios e Malefícios
De alguns anos pra cá, podemos afirmar que a Internet, por meio das redes sociais como chats, e sites de apresentação de perfil já faz parte da vida da grande maioria da população e lamentavelmente, de forma errônea para milhões de usuários.
Hoje, via de regra, os adolescentes estão deixando de se comunicar pessoalmente com a sociedade para poder usufruir das opções apresentadas pelo mundo virtual. Os jovens encontraram neste mundo inverídico, em certas ocasiões, um ponto de apoio para sua solidão.
A sociedade generaliza o problema “a internet”, porém se observarmos dificilmente encontrará hoje quem consegue viver, no mínimo, sem um telefone celular que hoje, com o avanço da tecnologia, este aparelho é utilizado para as mais diversas funções. Esses hábitos já fazem parte da humanidade e a tendência é aumentar cada vez mais, pois o mundo está em avanço acelerado com relação à tecnologia.
De acordo com a FECOMÉRCIO-RJ/Ipsos, o percentual de brasileiros conectados à internet aumentou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011. O principal local de acesso são as Lan House (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.
Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope/NETRATINGS, "o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais".
Portanto, uma solução imediata dificilmente será encontrada, pois a conscientização dos benefícios e malefícios desta tecnologia não deve ser voltada apenas aos jovens e sim, também, aos pais, que devido à dependência da tecnologia, no mundo profissional de hoje, mesmo que involuntariamente, mostra aos adolescentes que a “internet” pode resolver quase tudo, mas os escraviza, tornando-os dependentes. 
Dê sua opinião.

Um comentário:

  1. Poderia passar algumas técnicas que utiliza para ler ? Ajudaria muito nos estudos para o vestibular. Abraço!

    ResponderExcluir