Translate

segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril – Dia Internacional do Livro

Até parece que foi ontem que li meu primeiro livro, mas se transcorreram mais de 02 anos e neste tempo, foram milhares de tantos outros. Visitei, através deles,  milhares de locais, conheci centenas de personagens e junto com eles, já sofri, já sorri, vivi inumeras aventuras e é justo, por tudo isso,   prestar aqui uma singela homenagem ao livro, que nesta data se comemora o seu dia.
O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, é comemorado para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias).
A data foi instituída em 1995, pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória: em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal.
O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural. A ideia dessa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro

Espero que você, meu caro amigo, que sempre me acompanha no meu blog, tenha em seus livros o cuidado de mante-los sempre bem guardados, protegidos, afinal, são eles que nos contam o passado, os conhecimentos, contam as aventuras e nos preparam para o futuro.

Que ele nunca acabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário