Lixo: Problemas e Soluções

 

Um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos é o lixo, tendo em vista diversos acontecimentos no qual o maior culpado, além do homem, é o lixo espalhado por todos os cantos das cidades. Providências foram tomadas, mas nada que tenha acabado ou de alguma forma diminuído a permanência de tal mal.
Situações causadas pela enormidade de lixo nas ruas, poluindo o meio ambiente, têm causado varias conseqüências a população, como por exemplo, talvez a mais conhecida, as enchentes, que apesar de as vezes serem desastres naturais, tem ocasiões em que a mesma acontece por causa do entupimento dos bueiros nas grandes e pequenas cidades, feita pelo lixo que é jogado nas ruas por cada cidadão inconsciente do mal que ele pode estar causando. Tendo em vista o problema, a sociedade transmite a culpa para o governo, cobrando-o novos bueiros, sendo que na verdade a grande solução é, talvez, apenas uma campanha de conscientização.

Outro fator muito discutido foi o fim das sacolas plásticas oferecidas pelos supermercados em geral, tal ação ocasionou uma satisfação para uma parte da população enquanto desagradou a outra. De certa forma, é uma atitude radical retirar as sacolas dos supermercados, mas é necessário, apesar de a sociedade sofrer um pouco com as compras, o meio ambiente agradece a iniciativa.
Há diversos outros problemas ou questionamentos em relação ao lixo, como, a ameaça de explosão do Shopping Center Norte, em São Paulo, que havia sido feito em uma localização, onde antigamente era um lixão, ou seja, no local dito o solo estaria contaminado, por isso a emissão de gases que estavam sendo liberados pelo shopping, poderia ocasionar a explosão. Este é mais um fato que envolve o lixo, mas de outra maneira, agora representado os lixões que cada vez mais polui e acaba com o solo. A única solução é aniquilar esses e investir nos aterros sanitários.

Portanto, a poluição no Brasil e no mundo só ira acabar um dia se todos fizerem a sua parte, o governo com as campanhas e com os investimentos corretos e a sociedade com a cabeça voltada a ajudar o meio ambiente, na intenção de ter um planeta melhor e limpo.

Comentários

Postagens mais visitadas