Meu Pé de Laranja Lima


Parece que foi ontem que terminaram as provas finais do ano letivo de 2011 e já estamos arrumando as mochilas para voltar as aulas novamente. As férias passaram "voando" e já estamos de volta. Espero que todos que acompanham o meu blog tenham se divertido, descansado e estejam prontos para enfrentar os professores em 2012.
Este ano vou mudar de escola. Minha irmã, Ana Ligya vai estudar na Unip e para facilitar a logistica e aproveitar a carona com meu pai, estou me transferindo para o Colégio Copen, que fica proximo da faculdade.
Como meu blog é voltado para a leitura, quero comentar nesta ultima publicação antes do inicio das aulas sobre um romance que lí no ano passado e gostei muito e espero que vocês gostem também. Trata-se do livro Meu Pé de Laranja Lima, do escritor brasileiro José Mauro de Vasconcellos. Este livro é um romance juvenil e foi lançado em 1968, sendo um grande sucesso editorial da epoca, inclusive sua historia foi transformada em filme.
Conta a historia de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades.
Que cuidava de Zezé eram suas irmãs mais velhas e ele cuidava de seu irmão mais novo, o meu xará Luis.
O personagem principal do livro era um garoto alegre, interessado em aprender  coisas novas, novas palavras, palavras difíceis que o seu tio Edmundo lhe ensinava, mas adorava fazer "arte"pela rua, a pregar peças aos outros.
Era normal Zezé ser castigado e repreendido pelos pais e irmãos, que sempre diziam que ele era um menino mau, que gostava de fazer maldades. Acontece que Zezé vivia praticamente sozinho e quase não tinha contato com sua sua mãe que trabalhava fora e muito. Ele carecia de carinho, atencão e ternura, como toda criança. Recebia um pouco mais de atenção de sua irma, Gloria, que ele a chamava de " Godóia ".
Certa ocasião, sua familia muda-se e Zezé encontra no quintal de sua nova casa um pequeno pé de laranja lima. Nosso heroi, a principio não fez muito caso da arvorezinha, mas com o passar do tempo a pequena árvore passa ser sua grande amiga,que a chamava de Minguinho, pois ao desabafar com ela suas tristezas, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo e  lhe dar todo o carinho que  não recebia em casa da sua família.

Zezé fez também uma grande amizade com um português que o ensinava muitas coisas, inclusive a não falar palavrões. Esta grande amizade foi terminada de uma maneira cruel, quando seu amigo foi morto ao ser atropelado por um trem. O garoto entrou numa depressão profunda, e como a família desconhecia a sua amizade com o português, eles acharam que foi a notícia que seu pé de laranja lima seria cortado.
O garoto permaneceu dias comendo pouco, sem falar, deitado em sua cama e querendo morrer. Mas com as palavras de Glória, sua irmã preferida, ele conseguiu retornar a sua vida normal.

Uma historia comovente, que recomendo a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas