Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Gomorra


Roberto Saviano nasceu em 22 de setembro de 1979, na cidade de Nápoles, Itália. Formou-se em jornalismo e escreveu vários livros, entre eles o livro Gomorra, que documenta a atuação das máfias italianas e sua relação com as instituições do país. Com a publicação desta obra, que se tornou um best-seller em todo o mundo, Saviano foi jurado de morte pela Máfia Italiana ou como é conhecida Camorra, uma das máfias mais sangrentas e lucrativas do mundo  e  foi obrigado a deixar sua terra natal e esteve a ponto de abandonar a Itália no final de 2008.
Segundo relato da Biblia, a Destruição de Sodoma e Gomorra
De acordo com a história e com a Bíblia judaico-cristã, Gomorra foi uma das cidades destruídas pela ira de Deus com fogo e enxofre descido do Céu, a outra foi Sodoma. Ainda, segundo o relato bíblico, a cidade e seus habitantes foram destruídos por Deus devido à prática de atos imorais.
Na obra de Roberto Saviano, ele transcreve nos mínimos detalhes cada passo da máfia napolitana, que é considerada uma das mais sangrentas de todo o mundo que rouba, destrói, ou até mesmo tira a vida de qualquer um sem piedade.
Ninguém escapa das garras destes criminosos, agentes governamentais, pessoas comuns, negociantes, membros do Poder Judiciário, políticos e integrantes do clero da Igreja Católica, todos são vítimas potenciais da Máfia napolitana, assassinados ou aliciados por ela.
O Porto de Napoles é o 2º maior em movimento da Italia
Navios não cessam de depositar no porto de Nápoles produtos de todo gênero, procedentes do próprio território italiano e também de outras regiões européias – restos de substâncias químicas, elementos considerados venenosos e, surpreendentemente, corpos humanos. Tudo aí desembarca ilegalmente. Destes recipientes de carga ao universo da moda dos altos círculos, Saviano vai desvendando o mistério desta organização letal, revelando como ela se infiltra nos lugares e setores mais remotos, dentro e fora do país, gerando no território italiano uma situação insustentável quando eleva ao topo o nível de criminalidade no continente europeu.
A Camorra atua tanto em planos menos significativos, como a transação de produtos piratas nos mercados de camelôs e a corrupção no campo do comércio do lixo, quanto nas esferas requintadas do mundo fashion e da arte, alcançando também o universo do tráfico mundial de drogas. Toda esta movimentação tem como cenário as maiores metrópoles do Planeta, de um extremo a outro, do Leste da Europa à América do Norte, da região chinesa ao Brasil.
Não deixem de conhecer esta obra. Gomorra é um livro fundamental para decifrar a mecânica do crime organizado e que ajuda a entender as entranhas do capitalismo global. Vale a pena mesmo!

Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário