Translate

domingo, 28 de agosto de 2011

3000 livros. Você consegue ler em 01 ano?



A sua Biblioteca particular já conta com mais de 1300 exemplares
 Você conhece alguém que já leu 3000 livros? Dificil encontrar, não? Agora faça esta mesma pesquisa colocando como limite a idade de 16 anos. Com certeza a procura ficara muito mais dificil e a possibilidade de não encontrar ninguém com este perfil é muito grande. Nos dias de hoje, quando o apoio da Internet, dos programas de televisão, por comodismo, as maioria das pessoas procuram as informações através destes meios de comunicação. Lá encontram o que procuram de maneira condensada e sem grande esforços. Como consequência disso, o hábito da leitura, embora ainda exista, já não é como foi um dia.
Entre os alunos do ensino médio o indice de leitura de um livro, de forma expontânea, é muito pequena. A grande maioria lê somente os livros que fazem parte da grade escolar e ainda assim, se conseguirem obter resumos pela Internet, com certeza, fazem esta opção.
Esta pequena introdução, serve apenas para que eu possa mostrar a importancia do assunto que irei mostrar na sequência: o amor pela leitura de um jovem de apenas 15 anos, que esta semana atingiu a impressionante marca de 3000 livros lidos em pouco mais de 01 ano.
Hoje existem várias escolas que propoem ensinar um forma de se aprender a ler rapido. Esta técnica é denominada leitura dinâmica e quando bem assimilada, permite ao leitor  ler cerca de 200 páginas por hora. É um numero impressionante, mas nesta velocidade, se uma pessoa, resolver ler em média 02 livros por dia, ele conseguira atingir a marca de 3000 livros em aproximadamente 1500 dias, que equivale a um periodo de tempo de mais de 4 anos.

Foto tirada para a reportagem do Jornal a Folha SP
O dono de blog, que por sorte do destino, fui escolhido para ser seu avô, conseguiu esta semana este feito, que na minha humilde opinião. considero histórico: Ele conseguiu ler em pouco mais de um ano, 3000 livros e quase 1.000.000 de páginas. Confesso que nunca vi, li ou escutei falar de algo parecido. Creio que vocês também não.
Como ele consegue fazer isso? Ele nunca fez curso de leitura dinamica, apenas desenvolveu uma técnica que permitiu a ele ler rapido, mas num patamar de velocidade fora da compreensão. Ele consegue ler cerca de 900 paginas por hora. Este é um numero que faz qualquer um pensar: sera? Esta pergunta, nos seus familiares diretos já fizemos e até desafios foram propostos por orgãos de imprensa, que no final acabaram atestando esta rara qualidade.
A cerca de um ano, o Jornal Folha de São Paulo enviou um reporter a sua casa e foi feito o monitoramento da leitura de um livro. Apos a leitura o reporter fez várias perguntas sobre o texto lido e saiu de lá impressionado e publicou uma grande reportagem a respeito. Outros orgãos de imprensa aproveitaram a carona da publicação e deram enfase a noticia, como o programa na Ana Maria Braga, o Jornal da TV Record, a Revista Galileu, o SBT, os jornais locais e finalmente a Rede Vida. .
O que impressiona também, além da velocidade da leitura e o poder de concentração e resistencia fisica que o Luis tem. Pra mim, tenho dificuldade de ler mais de 30 minutos sem começar bocejar, mas pra ele, a rotina diária é ler cerca de 04 ou 05 horas, além dos afazeres escolares e particular. E o admiro também por isso.
Sei que quando conseguimos nos destacar, independente de qual for a área e motivo, sempre aparece  pessoas para criticarem, fazer comparação e no caso do Luis não é diferente. Existe muitas pessoas que o aplaudem e o ajudam. Ele não conseguiria atingir um numero tão grande de livros se não tivesse o apoio da Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto, da Livraria Nobel de São Carlos, da Livraria Saraiva, também daquela cidade,  de vários amigos que cederam ou emprestaram livros de suas coleções para enriquecer o acervo do Luis Antonio e agora recentemente, do SENAC, que gentilmente disponibilizou a biblioteca daquele local de ensino. A todos, em nome da familia, o meu agradecimento.

O Primeiro Livro lido pelo Luis
O futuro a Deus pertence, mas creio que Deus também ajuda  a quem se ajuda e neste aspecto, tenho certeza que o futuro do meu neto Luis Antonio será muito promissor. Ele esta se preparando para isso. A arte da leitura, que é a chave para o sucesso de qualquer profissão ou projeto, ele já a possui e agora o tempo, o apoio de seus pais, uma boa faculdade, o transformará numa pessoa de bem, num profissional competente e num cidadão exemplar.
Meu carinho particular de um grande admirador de seu talento, que quis o destino, eu ser seu avô.
Parabéns

Luis Antonio Gonçalves

4 comentários:

  1. Luiz, que talento! A leitura é a base para um futuro promissor. Estarei sempre acompanhado seu sucesso. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua visita. Eu é que fico feliz de conhecer um jovem leitor. Gostaria muito de ter um aluno assim. PArabéns. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não há nada nesse mundo que eu queira mais do que aprender a ler dinamicamente. Tenho treinado 5 horas por dia... e tenho dois videos de reportagens sobre você, que assisto sempre, pois saber de sua existência é o maior insentivo que encontrei. Obrigado por isso!

    ResponderExcluir
  4. Conheci o Luis através da reportagem da Folha e lembro, que na época fiquei muito impressionada. Mas nada se compara a hoje, com a marca de 3000 livros. Uma quantia invejável para anos de leitura, ainda mais para apenas um único ano. O mais importante de tudo isso é que, recordando a entrevista que ele deu por e-mail para o meu blog e avaliando os textos que ele escreve hoje, o salto quântico em termos que fluência e clareza. E ele tem apenas 16 anos... imagine daqui há alguns anos?
    Percebe-se que o Luis não lê apenas por ler, mas que ele sabe o que está lendo, que ele compreende os meandros da língua através deste dom natural. É maravilhoso!!!
    O futuro dele já está garantido, escolha a profissão que escolher, não importa. A bagagem cultural que ele carregará por toda a vida será descomunal. Se ele vivesse em outros países já estaria sendo incentivado pelas Editoras de livros. Quem sabe no futuro ele possa receber as publicações com antecedência para fazer uma pequena avaliação! Quem sabe?
    Por enquanto, espero que o Luis leia cada vez mais e possa apreciar a literatura, que eu considero a melhor coisa do mundo, depois do amor. Abraços.

    ResponderExcluir