Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma grande pessoa, um grande Avô!


 Luis Antonio Gonçalves, guerreiro, batalhador, sonhador, vencedor, estas são as palavras que melhor posso definir o meu avô, um homem inteligente, que tudo o que conseguiu em sua vida foi com muito suor, demonstrando sempre sua capacidade de surpreender positivamente a todos, com conselhos precisos e idéias sensatas. Essas idéias muitas vezes podem não dar certo, mas não é isto que o desanima, pelo contrário, isto só lhe da mais força para continuar esta linda jornada construída nestes seus 60 anos.
Nascido no dia 21 de abril de 1951, filho do carpinteiro Luis Gonçalves e de Antonia Gonçalves, ambos semi-analfabetos, Luis Antonio nunca teve muito o apoio de seus pais, mas nem por isso deixou de amá-los e respeitá-los, sempre se mostrou disposto a ajudar nos afazeres de seu lar e também de sua escola, onde se destacou quando ainda criança, com um desempenho acima da média.
Como toda criança Luis Antonio sempre gostou de brincar na rua, mas tinha um problema, devido a vergonha de seu corpo, já que era muito magro, Luis Antonio tinha um certo receio em ficar sem camisa diante dos amigos (agora a situação é outra, ele ainda continua com vergonha de tirar a camisa diante dos amigos, mas agora porque esta muito gordo). Fato este que muitas vezes o repreendia, não deixando se divertir como gostaria.
Seu maior passatempo era ficar horas e horas em seu colégio ajudando quem precisa-se. Fazia de tudo, e foi em uma destas tarde que Luis Antonio se ofereceu para fazer uma peça de teatro, escreveu a peça, formulou os personagens, ensaiou os atores, montou o cenário, organizou a iluminação, fez de tudo, apenas não atuou, pois sabia que este não era seu forte, mas foi o grande protagonista dos bastidores. Ali já começou a surgir um grande líder.
Não satisfeito, Luis Antonio, organizou outra peça chamada ‘O Pequeno Burguês’, baseado na musica de Martinho da Vila, ‘O Pequeno Burguês’, novamente fez tudo. O que mais impressionava era a capacidade que Luis Antonio, mesmo jovem, teve ao escrever estas duas peças como muita qualidade.
Suas façanhas não parariam por ai, ainda viriam mais surpresas pela frente. Estava ocorrendo as Olimpíadas de Matemática do Estado de São Paulo,  e o numero de candidatos em seu colégio já estava quase completo. Luis Antonio, era muito inteligente na matéria, mas primeiramente resolveu não participar, só que o colégio estava com uma vaga em aberto. Luis Antonio foi convidado para participar, aceitou, estudou pouco, e passou para a segunda fase, novamente passou, e assim sucessivamente. Passado as etapas, chegou o momento das premiações dos primeiros lugares, ter chego a este ponto já foi uma grande surpresa. Além de chegar a este feito, Luis Antonio acabou  ganhando a Olimpíada na cidade de São Carlos. Ficou muito feliz, pois ninguém acreditava nele e o objetivo principal da escola era para completar uma vaga, nem ele sabia até onde ia sua inteligência.
Logo após se consagrar o campeão das olimpíadas, Luis Antonio tornou-se um garoto muito popular em sua escola. Todos os alunos o procuravam para tirar duvidas, juntamente com a fama repentina veio também a expectativa para ver se o seu futuro seria glorioso.
Assim, Luis Antonio foi até o 2ºAno do colegial, chegado este ano suas notas começaram a entrar em declínio, toda aquela sua vontade de estar na escola, estudar, foi acabando. Então resolveu parar com os estudos e seguir sua vida, uma escolha não muito sensata, mas isto jamais tirará o brilho que foi sua vida.
Aos 18 anos, ele teve que se alistar ao Tiro de Guerra, foi chamado, começava ali mais uma etapa de sua vida. Luis Antonio adorava fazer parte do Tiro de Guerra, mas o que realmente gostava era de compor a banda, tocava diversos instrumentos, mas fez mais sucesso tocando zabumba. Na época aquilo era a única coisa que ele tinha para se preocupar.
Completado seu tempo no Tiro de Guerra, Luis Antonio conhece Maria José, uma menina pobre criada pelos pais no sitio, mas que conquistou seu coração. Namoraram e se casaram no dia 4 de dezembro de 1971. O começo foi difícil, tiveram muitos altos e baixos.
Dia 5 de julho de 1972, nasce o primeiro filho do casal, Evandro (nosso pai), como seu pai também era muito inteligente demonstrando isto desde criança.
Luis agora casado e pai de um filho, começou a pensar em montar algum comercio para sustentar sua família, teve diversas idéias mais nenhuma foi executada com sucesso, foi uma fase muitíssimo complicada, quando Luis conseguia arranjar um pequeno dinheiro, investia em suas idéias, mas no momento em que acabava não dando certo, entrava novamente em longo declínio.
Luis Antonio e Maria José tiveram mais dois filhos, Fernando, nascido em 11 de maio 1976 e Maria Fernanda, nascida no dia 20 de novembro de 1978.
Depois de muito trabalho e esforço para conseguir sustentar sua família, Luis Antonio consegue pela primeira vez um emprego no qual o proporcionaria uma vida melhor, a lista telefônica (LTN), lá ele formou vários amigos e conseguiu aos poucos montar sua casa, na qual viveu durante muitos anos.
Após deixar a lista telefônica, Luis Antonio em mais uma de suas idéias, tentou montar uma lista telefônica (Agenda Comercial de São Carlos), mas sua tentativa, devido ao momento economico que o Brasil viveu, com a eleição de Collor,  foi falha e novamente viu sua vida entrar em declínio.
Ao ver que tentar montar algum comercio não era seu forte, Luis Antonio engrenou no mundo das vendas, trabalhou em diversos laboratórios de analises clinicas, sendo gerente de alguns e levando eles a serem lideres de vendas em quase todo o Brasil. Finalmente, meu avô tinha encontrado uma de suas vocações.
Como citei acima vender era uma de suas grandes qualidades, pois há inúmeras. Nós como netos dele, podemos ver e dizer, tudo o que o nosso avô faz por nós. Ajuda em que precisar, sempre presente e companheiro.
Muito obrigado por tudo o que você tem feito por nós, auxiliando-nos em tudo o que é necessário, você não é apenas avô, é nosso grande amigo.

“Meu querido avô, sem você não chegaria nem a metade de onde cheguei até hoje em minha vida. Tenho orgulho em ter o mesmo nome que você, tenho orgulho em falar que sou seu neto. Parabéns pelos seus 60 anos e continue sempre assim, saiba que você não só o meu avô, você é também o melhor amigo” Luis Antonio Gonçalves Netto

“Vô, obrigada por tudo, tenho orgulho de ser sua neta. Parabéns pelos seus 60 anos” Ana Lygia Moraes Gonçalves.
Feliz Aniversário!!!


4 comentários:

  1. Acabei de ler a Historia da vida de Meu Avô Luis Antonio.
    E realmente tudo o que foi dito acima é verdade.
    Luis Antonio é uma pessoa com muitas historias pra contar, uma pessoa que passou por varias situaçoes mas esta ai firme e forte, sempre disposto a nos ajudar.
    Vô eu amo vc, e teve uma parte ai que nao contaram mas que tenho certeza que foi muito dificil mas com sua força, vc foi em frente nao é??
    foi quando sua filha Maria Fernanda teve uma linda menina com apenas 15 anos de idade...
    Mas a vida é assim mesmo, nao é facil pra ninguem.
    temos que estar sempre em busca de melhorar e ser feliz,
    Te amo muito. E tenho muito orgulho de falar que eu Sabrina Akemi Taneguti sou sua neta.
    Um dia vc Me disse: "na vida a gente sempre tem que buscar ser o melhor, e nao apenas mais um."
    e vc nao é apenas mais um.
    Vc é o Meu Avô.
    Voce é o Luis Antonio.
    Um beijo.
    De sua Neta Sabrina...
    Obs: Feliz Aniversario, tudo de bom, muitos anos de vida.
    e que Deus te ilumine sempre...
    Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Luis, fiquei encantada com a história de seu avô. É linda e muito rica. Você deve ama-lo demais para escrever de uma forma tão bonita, tão cheia de emoção e carinho. Parabéns!
    E, não poderia deixar de dizer, seu texto esta melhorando a cada dia. Um salto em menos de 1 ano. Parabéns pelo empenho.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de deixar registrado a grande admiração que sinto por você.
    Uma pessoa generosa e sempre prestativa, preocupado em resolver os problemas e nos agradar no dia a dia. É com grande orgulho que meu filho chama-se Luis Antonio Gonçalves Netto, saiba que não é só uma homenagem mas a certeza que este seu neto será um grande homem como você é.
    Sua tragetória de vida é especial pois passou por dificultades e venceu.
    Hoje pode admirar a evolução de todos os seus netos e ter a certeza que você foi a essência de tudo.
    Obrigada por estar sempre presente na educação dos meus filhos e na solidificação da minha família. Graças a você esta união já dura 18 anos de muitos conselhos e muitas alegrias.
    Tenho em você aquele ombro amigo, companheiro e aquele abraço aconchegante de verdadeiro pai que tanto gosto de ter. Te amo muito.
    Um grande beijo, com muito carinho de sua filha ...
    Carminha

    ResponderExcluir
  4. Eu Shirley como sempre fui chamada por Luis Antonio tive o privilégio de conhecer este grande homem em Caruaru-PE quando fui contra da por ele pra trabalhar em um dos laboratórios que ele era líder, tenho hoje um grande orgulho em ter aprendido com você Luis Antonio o pouco que hoje sei. Obrigado meu amigo por ter sido gentil e amável com a minha pessoa quando me conheceu.Você um amigo sem igual.
    Watsan Shirley 07-06-2011

    ResponderExcluir