2000 livros - Um numero inimaginável

O lendário mergulhador e oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau escreveu certa ocasião:
"Se, por qualquer razão,uma pessoa tem oportunidade de levar uma vida extraodinária, ela não tem o direito de guarda-la para si". Esta frase esta inserida na Introdução do livro "Os Principios do Sucesso", de  Janet Switzer e Jack Canfield e a mesma foi bastante apropriada para eu tomar como base num artigo que escrevo sobre o feito que meu neto conseguiu fazer: ler 2.000 livros em aproximadamente 485 dias, ou para facilitar a explicação, 16 meses. O numero de páginas também é impressionante: 632.000.

Estes numeros seriam impressionantes se constassem no curriculo de qualquer grande historiador, pesquisador, médico, jornalista, advogado, professor ou mesmo qualquer cidadão que tivesse na leitura a inspiração de "levar uma vida extraordinária". Imaginem então constar no curriculo de um estudante de segundo grau, com apenas 15 anos de idade?
Este é o feito realizado pelo meu neto Luis Antonio.
Pode até parecer um excesso de vaidade, mas é dificil não sentir orgulho desta conquista.
Em sua casa, ele já tem uma biblioteca com mais de 1.000 exemplares, dos mais variados autores, estilos e editoras. O seu gosto por leitura sobre a Historia do Brasil e biografias dos maiores lideres da Historia Mundial pode ser comprovado nos resumos que o mesmo faz no seu blog http://www.leituravelozblogspot.com/
O que o levou a isto? Por incrivel que possa parecer, foi um castigo que o pai lhe aplicou por não ter conseguido boas notas na escola. Isto aconteceu no final de 2009, quando ele teve como "castigo" a incumbência de ler 10 livros. Era e deve ser uma grande penitência para qualquer garoto de 14 anos, mas o tiro literalmente saiu pela culatra, pois o "castigo" fez desabrochar o gosto pela leitura e também uma habilidade que até aquele momento ninguém havia notado, que é praticar uma leitura ultra rapida, com grau de compreensão igual a um leitor normal.
Luis, já nos primeiros livros, começou a mostrar que tinha habilidade de ler em alta velocidade. Começou lendo 150 paginas por hora, depois 200, 300, 400, 500, 600, 700 e já chega até 900 paginas. É muito rapido. É impressionante mesmo. Sempre que possivel ele permanece na sala de leitura das grandes livrarias, como a Nobel de São Carlos e a Saraiva de São José do Rio Preto e literalmente devora, num periodo de 02 horas 03 a 04 livros. Seu feito está documentado no site www.skoob,com.br
Dada a esta extraodinaria habilidade, em meados de 2010, a midia o descobriu e foram publicados inumeras reportagens com ele. Primeiramente o Jornal "A Folha de São Paulo"; TV Record; Rede Globo, através do Programa Ana Maria Braga, Jornal Diario da Região e a Revista Galileu, além de centenas de blogs em todo o Brasil.
Embora leve uma vida pacata junto de seus familiares, de seus amigos de escola e  academia de ginastica, a vida de meu neto é extraordinária, pois só de imaginar no conhecimento adquirido em tão pouco tempo, nos personagens que conheceu, nas cidades que visitou na leitura de cada livro, nas tramas, nos amores, no sucesso e no fracasso, na riqueza e na míseria que cada um dos autores elaborou para cada livro, me deixa um avô, confesso, bastante envaidecido, mas como uma pequena pontinha de inveja, pois por mais que eu queira, nunca conseguirei fazer igual.
Quando o visito, ficou observando os livros de sua biblioteca particular e folheio aleatoriamente um ou outro exemplar, digo pra mim mesmo "vou ler este, depois este, depois este, etc", mas quando inicio a leitura, por mais rapido que consigo faze-la, dificilmente chego a marca "impressionante" de 50 a 60 paginas por dia.
Quis prestar esta homenagem ao Luis Antonio pelo seu grande esforço, pelo seu empenho e determinação. Independente dos numeros, que são estupendos,  tenho certeza que seu futuro será vitorioso.
Um grande abraço do seu grande admirador.

Luis Antonio (avô)

Comentários

Postagens mais visitadas